Centro Diagnóstico Lucilo Ávila

Aqui você poderá encontrar os textos de legenda feitos para o perfil do Centro Diagnóstico Lucilo Ávila. Fui Social Media da conta entre os meses de junho de 2022 a janeiro de 2023, trabalhando na Melhor Comunicação.

Lucilo Ávila

Conforme o Ministério da Saúde (2021), apenas 61% das crianças abaixo dos 4 anos de idade estão com seu esquema vacinal completo contra a poliomielite. Esse número levou o Brasil ao nível de "alto risco" de uma volta da doença, que atingiu muitas de nossas crianças entre os anos 60 e 90.

A poliomielite, chamada também de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda que pode ser transmitida por via oral (contato com gotículas de secreções, como fala ou tosse) ou pelo contato com objetos, água ou alimentos infectados.

Os sintomas da doença mais comuns são: febre, dor de cabeça, mal-estar e dor no corpo. As sequelas da doença atingem a medula e o cérebro, causando inflamação nos mesmos. Tais problemas costumam atingir a capacidade motora e não têm cura. Algumas dessas sequelas são:

☑️ Dores nas articulações
☑️ Crescimento diferente nas pernas, que causa escoliose
☑️ Paralisia de uma das pernas
☑️ Atrofia muscular
☑️ Paralisia dos músculos da fala

A única forma de proteger quem você mais ama é através da vacinação. O esquema vacinal da polio possui 5 etapas. 3 delas são injeções, realizadas aos 2, 4 e 6 meses da criança. As duas doses seguintes, dadas aos 15 meses e 4 anos de vida, são as famosas "gotinhas", que funcionam como doses de reforço.

Evitar a volta da Poliomielite é papel de todos nós. Informe às pessoas próximas de você e proteja seus filhos!

Lucilo Ávila

O câncer ósseo é uma doença perigosa e agressiva, o que aumenta a importância de um diagnóstico precoce. Neste processo, os exames de imagem têm um papel chave.

Exames como a radiografia convencional, a tomografia computadorizada, ressonância magnética e a cintilografia óssea estão no campo das possibilidades para que se consiga um diagnóstico preciso. Sendo assim, parte do apontamento do seu médico de confiança escolher qual desses é o ideal no momento.

Apesar de significar apenas 2% das ocorrências patológicas no Brasil, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do seu tratamento. Ao sentir sintomas, como dor nos ossos, inchaço no osso que está doendo, perda de peso ou fadiga excessiva, procure imediatamente seu médico.

Lucilo Ávila

Confraternizações, maratonas solidárias ou aquele velho futebol. Nosso corpo é bastante exigido nessa época do ano! Para que suas comemorações (e práticas esportivas) sejam tranquilas, você precisa ficar atento aos sinais que seu corpo manda de que algo possa estar errado.

O joelho é considerado uma das articulações mais importantes do corpo humano. Por ser tão fundamental para termos uma vida saudável, ele também está mais suscetível a lesões que atrapalhem nosso desempenho (esportivo ou não) e bem-estar.

Para diagnóstico e tratamento de algum problema com o seu joelho, a ressonância magnética assume papel importante. Exame não invasivo, seguro e indolor, sendo fundamental para que seu médico tenha uma avaliação detalhada de partes como tendões e ligamentos.

Procure o seu médico de confiança. Ele saberá o momento correto de solicitar esse exame, caso seja necessário.

Lucilo Ávila

A esclerose múltipla (EM) é uma doença autoimune que atinge 40 mil brasileiros por ano. Anteriormente vista como uma doença ligada às pessoas da terceira idade, vem sendo cada vez mais comum ver seus primeiros sinais entre os 20 e 40 anos (Dados da Federação Internacional de Esclerose Múltipla).

Essa patologia ocorre devido a uma falha no funcionamento do sistema imunológico que, ao invés de defender o organismo, entende que as proteínas de células do corpo são invasoras e envia células de defesas para atacá-las. No caso, as proteínas atacadas são o revestimento dos neurônios, chamadas de mielina.

Apesar de autoimune e crônica, ela pode ser tratada e controlada, entregando uma vida mais tranquila para os portadores da doença. O diagnóstico da EM pode ser feito através da ressonância magnética, em conjunto com a sintomatologia clínica e a história da doença.. Durante o exame, é possível identificar as lesões e inflamações causadas pela EM no cérebro e na medula espinhal e ainda, saber se essas lesões são “novas” ou “antigas”.

Procure o seu médico de confiança.

Lucilo Ávila

A expressão "atleta de fim de semana" é utilizada para aquelas pessoas que estão muito atarefadas durante a semana de trabalho e outras responsabilidades, utilizando sábado e domingo para exercícios, como musculação, corrida, ciclismo e, até mesmo, um futebol com os amigos.

Apesar de não ser errado praticar exercícios apenas no fim de semana, essa atitude pode representar um alerta para sua saúde. A falta de costumes com exercícios contínuos podem causar riscos vasculares e físicos (lesões ligamentares e musculares), a depender da intensidade do exercício físico praticado.

Toda prática física deve ser acompanhada por um profissional. Além disso, antes de começar, você deve fazer seus exames regulamentares. Exames de imagem (como a ressonância magnética) podem identificar lesões existentes que podem ser agravadas com a atividade física.

Já os exames cardíacos garantem que seu coração não será sobrecarregado pelas atividades.

Uma vida saudável começa quando você se cuida. Procure o seu médico de confiança.

Lucilo Ávila

As férias chegaram! Além de aproveitar o tempo livre para descansar como merece, é uma ótima oportunidade para fazer seus exames de rotina. Está precisando fazer Entre eles, estão alguns exames de imagem comumente solicitados pelos médicos:

☑️ Ultrassonografia do abdômen total
☑️ Densitometria óssea
☑️ Mamografia
☑️ Ultrassonografia das Mamas
☑️ Ultrassonografia transvaginal

Além destes, também existem os mais específicos, para identificar possíveis patologias que estejam causando algum sintoma:

☑️ Tomografia computadorizada
☑️ Ressonância Magnética

Para saber qual desses exames melhor se encaixa com sua atual necessidade, procure o seu médico de confiança.

Lucilo Ávila

Conforme o IBGE, a hérnia de disco é um dos problemas de saúde que mais afeta a população brasileira, atingindo mais de 5 milhões de brasileiros.

Ela acontece quando o disco invertebral, responsável por proteger a coluna de impactos agressivos, se desloca de sua posição normal e começa a comprimir as terminações nervosas espalhadas pela coluna cervical.

Os exames de imagem são essenciais para o diagnóstico e como proceder com o tratamento dessa doença. A ressonância magnética é o método recomendado para avaliação do disco invertebral. A tomografia computadorizada também pode ser utilizada para avaliação da coluna vertebral e o diagnóstico das hérnias.

Tal doença pode ser causada por quedas ou fortes impactos, razões genéticas, o envelhecimento natural e por um estilo de vida ruim. Nos cards, você saberá quais são os sintomas e como fazer ajustes corretos para se proteger da hérnia.

Ao sentir qualquer um dos sintomas, procure o seu médico de confiança.

Lucilo Ávila

Quando introduzido no organismo da pessoa, o meio contraste é um elemento que permite melhor visualização de estruturas corporais, vasos sanguíneos e de possíveis patologias. Esse elemento é utilizado em exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, raio-x e até alguns tipos de USG, podendo aumentar a precisão dos mesmos, a depender da patologia que precisa ser avaliada.

Existem alguns tipos de contraste, dentre eles: iodo, sulfato de bário e gadolíneo. O uso de cada um deles será definido pelo seu médico, considerando variáveis, como a complexidade do exame e quais informações ele precisa, por exemplo.

Procure o seu médico de confiança e cuide de sua saúde.

Lucilo Ávila

O ultrassom ginecológico é o exame responsável por avaliar útero e ovários, assim como a presença de outras estruturas como massas pélvicas, tumores, cistos e miomas na região. Essa categoria de exame é dividida em 3 tipos: ultrassom transvaginal, ultrassom pélvico e ultrassom para avaliação de endometriose. Confira as finalidades de cada um:

☑️ Ultrassom transvaginal: serve para analisar a saúde dos órgãos reprodutores femininos. Além disso, pode ser utilizado para conferir posicionamento do DIU, gravidez nas primeiras semanas, lesões, entre outras finalidades.

☑️ Ultrassom pélvico: avalia órgãos internos femininos, como ovários e trompas. Tem em vista identificar a presença de alterações ou patologias, além de ser usado no acompanhamento da gravidez.

☑️ Ultrassom para avaliação da endometriose: parecido com o ultrassom vaginal. Porém, a mulher precisa de uma preparação específica para a realização do exame.

Procure o seu médico de confiança. Ele saberá qual é o ultrassom recomendado para sua situação.

Lucilo Ávila

A menopausa representa um diagnóstico retrospectivo, após 01 ano da última menstruação da mulher, já que o declínio natural dos hormônios reprodutivos começa a acontecer. Ela ocorre entre os 45 e 55 anos. Antes dos 45 anos, podemos nomear como falência ovariana precoce.

Sangramentos nesse período precisam ser investigamos e podem acontecer por diversos motivos:

☑️ Atrofia uterina;
☑️ Hiperplasia endometrial;
☑️ Pólipos endometriais;
☑️ Câncer endometrial;

Caso a mulher esteja passando por esse período e apresente sangramento via vaginal, o diagnóstico considerará a análise dos sintomas descritos, exame ginecológico e os exames complementares. O ultrassom transvaginal é o exame de imagem inicialmente escolhido para identificar o que está causando o sangramento e direcionar a conduta. Caso haja alguma alteração expressiva, pode-se eventualmente prosseguir com a Ressonância Magnética da Pelve.

Lucilo Ávila

Você já parou para pensar por que parte da população masculina costuma negligenciar a própria saúde?

Segundo pesquisa efetuada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (2021), 30% dos homens só procuram um médico quando os sintomas são insuportáveis. Além disso, a falta de tempo é apontada por muitos homens como justificativa pelo pouco cuidado próprio.

A falta de cuidado tem seu preço, mas nunca é tarde para abandonar preconceitos. Não tenha medo de se cuidar. Dê o primeiro passo, procure seu médico de confiança.

Lucilo Ávila

Chegou a hora de tomar uma atitude. Deixar a desinformação e o preconceito de lado para dar um passo ao encontro de sua saúde.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens, atingindo quase 30% dos casos na população masculina brasileira. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados mais de 65 mil casos em 2022.

E a melhor forma de lidar com esse assunto é a prevenção. O cuidado com sua saúde deve começar hoje.

Homens a partir dos 45 anos devem procurar seu urologista de confiança e realizar os exames de rastreamento. Dê um passo à frente. Procure seu médico, viva mais e melhor.

#novembroazul

Lucilo Ávila

Chegou a hora de tomar uma atitude. Deixar a desinformação e o preconceito de lado para dar um passo ao encontro de sua saúde.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens, atingindo quase 30% dos casos na população masculina brasileira. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados mais de 65 mil casos em 2022.

E a melhor forma de lidar com esse assunto é a prevenção. O cuidado com sua saúde deve começar hoje.

Homens a partir dos 45 anos devem procurar seu urologista de confiança e realizar os exames de rastreamento. Dê um passo à frente. Procure seu médico, viva mais e melhor.

#novembroazul

Lucilo Ávila

Chegou a hora de tomar uma atitude. Deixar a desinformação e o preconceito de lado para dar um passo ao encontro de sua saúde.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens, atingindo quase 30% dos casos na população masculina brasileira. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados mais de 65 mil casos em 2022.

E a melhor forma de lidar com esse assunto é a prevenção. O cuidado com sua saúde deve começar hoje.

Homens a partir dos 45 anos devem procurar seu urologista de confiança e realizar os exames de rastreamento. Dê um passo à frente. Procure seu médico, viva mais e melhor.

#novembroazul

Lucilo Ávila

Ter um fator de risco de uma determinada doença não significa, necessariamente, que seu organismo irá desenvolvê-la. Porém, tais condições devem sempre ser lembradas nos cuidados com a sua saúde.

Confira alguns dos fatores de risco que podem influenciar no desenvolvimento do câncer de próstata:

☑️ Idade (o avançar da idade aumenta as chances de aparecimento da doença);
☑️ Histórico familiar (um caso em parentes de primeiro grau pode até multiplicar suas chances de desenvolver a doença);
☑️ Alterações genéticas.

Além desses três principais, outros fatores podem influir, ainda que indiretamente, no desenvolvimento do câncer. Por exemplo: uma dieta desequilibrada, a obesidade e o tabagismo.

Procure seu médico de confiança e dê o primeiro passo para cuidar de sua saúde.

Lucilo Ávila

Um dos exames de imagem mais usados no diagnóstico do câncer de próstata é a ressonância magnética multiparamétrica da próstata. Dentre suas finalidades, está descobrir a localização do tumor e identificar o crescimento da doença.

Recomenda-se utilizar a ressonância multiparamétrica em todos os pacientes que tenham casos suspeitos de câncer de próstata. O exame também é de extrema valia para aumentar a eficiência da coleta de amostras para realização de biópsias.

Outros exames também podem ser utilizados no processo de diagnóstico. São eles:

☑️ Ultrassom da próstata via abdominal;
☑️ Ultrassom transretal;
☑️ Tomografia computadorizada.

Dê o primeiro passo para cuidar de sua saúde. Entre em contato com seu médico de confiança.

Lucilo Ávila

De acordo com pesquisa da Associação Europeia de Urologia (feita em 2019), somente um em cada quatro homens acima dos 50 anos sabe qual a função da próstata em seu próprio corpo.

A próstata é uma glândula localizada na virilha, entre a base do pênis e o reto, e tem entre 4 e 6 centímetros. Sua principal função é fornecer o líquido prostático que será expelido com o esperma durante a ejaculação, garantindo que os espermatozoides possam cumprir sua função no processo inteiro.

São três os problemas que podem atingir o bem-estar desta glândula:

☑️ Câncer;
☑️ Hiperplasia benigna;
☑️ Prostatite.

O contato com seu médico de confiança é crucial para o acompanhamento da sua saúde. Dê o primeiro passo.

Lucilo Ávila

Segundo a Federação Internacional de Diabetes, mais de 530 milhões de pessoas no mundo convivem com essa doença.

Essa comorbidade ocorre pela falta de capacidade do pâncreas em produzir uma quantidade de insulina necessária para o corpo, causando um aumento da taxa de glicose no sangue. A doença pode ser resultado de uma herança genética ou ser desenvolvida ao longo da vida.

Para evitá-la, busque ter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente, sempre contando com a ajuda de especialistas. Se você estiver sentindo fome ou sede excessivas, rápida perda de peso ou muito cansaço em atividades básicas, você pode estar sofrendo com diabetes. Procure seu médico de confiança.

Lucilo Ávila

O primeiro exame a ser realizado é o PSA, o Antígeno Prostático Específico. Ele é usado para identificar sinais de câncer de próstata em homens através de uma coleta de sangue venoso.

O exame do toque retal também é utilizado para diagnosticar a doença. Todavia, ele só deve ser feito quando o médico urologista achar necessário. Conforme indicações do Ministério da Saúde e da OMS, o exame de toque retal e o PSA só devem ser feitos em homens que apresentem sintomas.

Caso necessário, o seu médico poderá indicar a ressonância magnética multiparamétrica da próstata. Ela permite identificar alguma alteração benigna ou maligna no órgão. Além disso, serve para guiar as biópsias e torná-las mais eficientes, identificar lesões suspeitas e informar se o tumor só está na próstata ou está indo para outros lugares do corpo.

A biópsia da próstata é um procedimento que permite fazer o diagnóstico definitivo de malignidade, além de identificar a sua agressividade. Com a confirmação do diagnóstico, o seu médico começará a guiar o tratamento. Procure o seu médico de confiança e dê o primeiro passo a caminho da sua saúde.

#novembroazul
Load More